quarta-feira, 7 de março de 2012

Hubble descobre planeta composto por água

Observações do Telescópio Espacial Hubble detectaram a existência de um novo tipo de planeta, composto em sua maior parte de água e com uma leve atmosfera de vapor. A informação foi divulgada pelo Nasa e pelo Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian, de Cambridge, nordeste dos Estados Unidos.
O nosso sistema solar contém três tipos de planetas: rochosos e terrestres (Mercúrio, Vênus, Terra e Marte); gigantes gasosos (Júpiter e Saturno); e os gigantes de gelo (Urano e Netuno). Também existem planetas variados que orbitam em torno de estrelas distantes, entre os quais há mundos de lava e "Júpiteres quentes".
Por sua vez, o planeta de água fica fora do sistema solar. Denominado GJ1214b, ele foi descoberto em 2009 graças ao Hubble, da Nasa.
Estudos recentes comandados pelo astrônomo Zachory Berta, do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian, de Cambridge, provaram que o GJ1214b tem boa parte de sua massa composta de água. Ele está situado a 40 anos-luz da Terra. O planeta é considerado uma Super-Terra, tem 2,7 vezes o comprimento do nosso planeta e sete vezes o seu peso. Ele orbita a cada 38 horas ao redor de uma estrela vermelha anã e possui temperatura estimada de 232º C.
Em 2010, um grupo de pesquisadores liderado por Jacob Bean mediu a temperatura e indicou que a atmosfera de GJ1214b deveria ser composta em sua maior parte por água. No entanto, as observações também poderiam ser explicadas pela presença de uma nuvem na atmosfera de GJ1214b.
Por sua vez, as medições e observações efetuadas por Berta com auxílio do Hubble quando o GJ1214b passava diante de seu sol comprovaram que a luz da estrela era filtrada por meio da atmosfera do planeta, exibindo um conjunto de gases. Depois, os astrônomos calcularam a densidade do planeta a partir de sua massa e tamanho, o que comprova que ele tem muito mais água do que a Terra e muito menos rocha. Porém, a estrutura interna de GJ1214b seria bem diferente quando comparada a da Terra.